Pet com gastrite? Veja o que fazer
Vômitos e/ou diarreia costumam marcar presença em clínicas veterinárias – e com razão, porque são sintomas de várias doenças e problemas fisiológicos!
Uma das causas pode ser a gastrite. Ela é uma inflamação que acontece no estômago, e além de levar à eliminação de fluidos, pode causar falta de apetite e muita dor abdominal nos pets, entre outros desconfortos.
Os peludinhos sofrem muito com uma crise de gastrite. Ela é um problema sério! Se você suspeita que seu amigo esteja passando por uma, é fundamental levá-lo ao veterinário rápido!
Veja como identificar os sinais da gastrite
Os sintomas da gastrite são considerados inespecíficos, ou seja, comuns em várias doenças. Por isso, não é tão fácil diagnosticá-la de cara (o que reforça a importância de buscar um especialista!).
Essa inflamação costuma ser acompanhada por um conjunto de problemas ligados ao sistema gastrointestinal dos bichinhos. Alguns dos sinais dela serão:
- Dor e/ou rigidez abdominal;
- Náuseas;
- Salivação excessiva;
- Vômitos constantes com ou sem sangramento;
- Febre;
- Choro ao toque;
- Prostração,
- Falta de apetite (leia mais sobre ela aqui!).
Se observar um ou mais desses sintomas persistindo, busque um veterinário.
O que causa a gastrite em cães e gatos?
Existem diversas causas para a gastrite nos animais – entre elas, reações a alimentos estragados, toxinas, parasitas, doenças metabólicas, câncer, entre outras. Às vezes aquele almocinho só não desceu bem por culpa de um ingrediente!
As causas são várias, e o que ajuda a defini-las é saber diferenciar uma gastrite aguda da crônica.
No primeiro caso, significa que algo aconteceu com o seu pet nas últimas horas, como uma intoxicação que desencadeou uma crise repentina. O segundo é quando a inflamação é recorrente, podendo ser consequência de uma doença renal, por exemplo.
Qual é o tratamento?
Calma, a gastrite em pets não é incomum nem tão difícil de tratar!
Quando o diagnóstico for confirmado, seu veterinário irá iniciar um tratamento para proteger o estômago do peludo contra o ácido clorídrico produzido pelo próprio organismo.
Isso geralmente é feito com uso de medicamentos. É uma ajudinha a mais para a região, que está super sensível e não consegue reagir sozinha!
No caso de vômitos, será feita a reposição de fluídos para recuperar a hidratação. Também é comum seu amigo precisar adotar uma dietinha mais leve por um tempo.
Como evitar a gastrite nos pets
Para evitar que o pet sofra com a gastrite e com várias outras doenças, incorpore hábitos saudáveis na rotina dele, com uma alimentação balanceada e atividade física diária!
É importante também fazer visitas regulares ao veterinário, para garantir que tudo está em ordem no corpinho do seu amigo.
Um pet bem alimentado, comendo menos gordura e sódio, tende a viver mais, melhor, e ser mais feliz! Quer uma dica? Cheque as alimentações naturais da Pet Delícia!
Recommended Posts
Papinha para cães: entenda o benefício
11 de fevereiro de 2023
Onde comprar comida natural para cachorro?
10 de fevereiro de 2023
SAIBA A QUANTIDADE IDEAL DE ALIMENTO A FORNECER PARA SEU PET
9 de fevereiro de 2023