Quanta água o meu pet precisa tomar?

Água é vida! Mas você sabe por que esse elemento é tão importante? E tem mais: será que só botar água da torneira numa tigela e deixar à disposição do seu pet é o suficiente para mantê-lo hidratado?

 

Hoje vamos falar sobre esse aliado fundamental para a saúde do seu amigo. Conheça mais sobre os seus benefícios, e entenda como a água é fundamental na alimentação natural (AN) – e nas receitas da Pet Delícia!

 

A importância da água para o seu pet

 

Que água é importante todo mundo sabe, mas o que a torna tão indispensável para os animais? Bom, para resumir, seu valor vem do fato dela ser um nutriente envolvido basicamente em tudo que acontece no corpo dos seres vivos, de funções fisiológicas a reações bioquímicas.

 

Além disso, assim como nós, cães e gatos têm mais da metade de seus organismos compostos por água (75% nos filhotes e 60% nos adultos). Sabe aquela história de que você pode sobreviver alguns dias sem comida mas 1 dia sem água já comprometeria sua saúde gravemente? Pois é, o mesmo vale para seu peludo!

Quanta água meu pet precisa beber por dia?

 

Calma, tudo isso que explicamos não significa que seu pet precisa tomar um galão por dia! Parte da hidratação dele vem dos alimentos: além da água presente na própria comida, a digestão também produz esse nutriente (é o que chamamos de água metabólica!). 

 

E quando se trata de alimentos que hidratam, a alimentação natural (AN) é de longe a melhor opção, já que os ingredientes não industrializados costumam ser menos secos e reter mais líquido. Essas refeições podem oferecer mais de 70% de hidratação – Pet Delícia chega aos 75%! 

 

Agora, quando se trata só de beber água, a dica apresentada pelo Cachorro Verde é a seguinte: para calcular quanto um cachorro deve tomar por dia, ofereça por volta de 50ml para cada 1kg de peso. Já para os gatos, são 100ml a cada 2,5kg de bichano. 

 

Ah, mas tem um detalhe: animais que comem AN costumam beber menos água. Se for o caso do seu amigo, fique tranquilo! Isso é natural, e acontece justamente porque essas receitas são mais úmidas.

 

Como saber se meu pet está hidratado?

 

Para checar se o seu amigo está recebendo água o suficiente, diretamente e através da alimentação, existem alguns métodos. Você pode:

 

  • Observar seus olhos e mucosas, procurando brilho e umidade (sinais de boa hidratação);
  • Puxar a pele do animal – se ela voltar rapidamente ao lugar, bom sinal! Já se for devagar (e isso não for causado por um problema de pele), ele pode estar desidratado;
  • Dê uma olhada na urina do seu pet! Xixis saudáveis devem acontecer regularmente, com abundância e, sem contar o primeiro do dia, ter coloração amarelo-clara.

 

 

Água filtrada, mineral ou da pia?

 

A maioria das pessoas prefere não beber água da pia, para evitar bactérias, vermes e protozoários, ou apenas diminuir a ingestão de cloro, que é usado para tratá-la. 

 

Todos esses riscos também existem para o seu pet. Portanto a água filtrada com certeza é mais segura para o consumo dele.

 

Já no caso da água mineral, ela pode ser indicada pelo veterinário a alguns peludos com questões de saúde específicas. Se não for o caso do seu amigo, não se preocupe em gastar dinheiro com isso.

 

Agora que você já sabe mais sobre o benefício da hidratação e como oferecer água para o seu pet, não deixe de conferir o cardápio da Pet Delícia! Estamos cheios de opções saborosas, saudáveis e ricas nesse nutriente fundamental para a vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *