SAIBA A QUANTIDADE IDEAL DE ALIMENTO A FORNECER PARA SEU PET

É difícil calcular a quantidade ideal de alimento a fornecer para seu pet, mas há alguns aspectos interessantes a serem pontuados, principalmente, a qualidade de vida de seu amigo de quatro patas. 

Neste artigo da Pet Delícia, faremos uma pequena revisão para garantir a quantidade diária de ração que você tem para oferecer ao seu amigo, com uma tabela de dosagens baseada em tamanho e peso.

Quantidade ideal de alimento a fornecer para seu pet: qual o valor para cães e gatos?

Estabelecer a quantidade certa de comida por cão por dia pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça. A informação fornecida na embalagem é muitas vezes imprecisa e por vezes totalmente inadequada à situação ou ao animal. 

No geral, estamos sempre tentando encontrar uma solução mais ou menos adequada… só que temos animais de estimação cada vez maiores e por isso precisamos parar e refletir sobre a sua alimentação balanceada. 

Com que frequência um cão ou gato deve comer?

Existem basicamente três métodos para decidir com que frequência o seu pet deve se alimentar: 

  • À vontade: neste caso, a comida é deixada à disposição do cão durante todo o dia, deixando-o livre para manejá-la como bem entender ao longo do dia. Geralmente é indicado para aquelas cadelas que tendem a comer pouco e para fêmeas que estão amamentando. 

No caso de cães com excesso de peso ou particularmente vorazes, é melhor usar um método que permita controlar melhor a dieta.

  • Cronometrado: a tigela é disponibilizada por um determinado período de tempo, que pode ser por exemplo uma hora, e depois é retirada dele. 

Método indicado para cães que sabem racionar a sua alimentação e que se encontram em fase de treino, no entanto é possível levar o animal a comer demasiado depressa.

  • Por quantidade: o método geralmente mais recomendado para fornecer nutrição correta ao seu cão, distribuindo uma quantidade fixa de comida em várias refeições diárias. Desta forma é indicado controlar melhor o peso do cão e perceber qualquer anomalia na sua alimentação.

Por que a quantidade diária certa de comida é importante?

Calcular a quantidade certa de comida para o seu cão é muito importante para evitar que ele sofra de faltas ou desequilíbrios alimentares, desenvolva sobrepeso ou até obesidade. 

Especialmente nas primeiras fases da vida, quando o cão ainda é um filhote, suas necessidades variam rapidamente e você precisa manter suas necessidades sob controle para garantir que ele cresça saudável e forte. 

Na verdade, não basta dar-lhe uma alimentação balanceada e de qualidade se as doses estiverem completamente erradas!

Quais as necessidades energéticas? 

A necessidade energética é a quantidade de energia que o seu animal de estimação deve ingerir para compensar o que consome para o funcionamento básico do metabolismo (manutenção da temperatura corporal, respiração, digestão, etc.) para a atividade física e para a forma de manutenção do peso. 

Assim como as proteínas, ômegas, vitaminas e minerais, a energia também é essencial. Mas cuidado com os excessos que levam ao sobrepeso, ou pior, à obesidade e todos os distúrbios que se seguem.

A falta de energia depende da área de superfície corporal. Existem equações que permitem calculá-lo em cães, dada a complexidade do assunto. 

À medida que o cão cresce, sua área de superfície aumenta, embora menos rapidamente que seu peso. Na verdade, a superfície corporal de um cão de 30kg não é o dobro da de um cão de 15kg. As fórmulas variam de acordo com o físico.

Continua com dúvidas? Não tem problema, a Pet Delícia possui uma calculadora que faz todo o trabalho difícil ao calcular as necessidades de seu pet! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *