Podemos dar ovo para cães e gatos?

Será que cães e gatos podem comer ovo? Faz bem para eles? A resposta é sim! Ovos são um alimento rico em proteínas, fundamentais para a alimentação dos pets. Então eles não só podem, como devem (exceto em casos específicos) ter ovo na comida! E a gente não fala isso da boca para fora: temos várias receitas com eles!

 

Cada vez mais tutores estão se preocupando em saber mais sobre o que oferecem no prato de comida dos seus peludos prediletos. Aqui no blog da Pet Delícia, nós estamos sempre conversando sobre os melhores ingredientes para cães e gatos se alimentarem de maneira saudável. Você tem alguma sugestão de alimento para trazermos por aqui? Conta pra gente!

Agora, vamos aprender mais sobre o ovo e seus benefícios!

 

Por que o ovo faz bem para cães e gatos?

 

Como mencionamos antes, ovo é praticamente proteína pura. Mas por que isso é tão importante? 

Cães e gatos são, em essência, carnívoros (ou seja, precisam de proteína animal para sobreviver). Os descendentes de lobos já estão passando por uma transição, e podem ser considerados onívoros (ou carnívoros não estritos) por algumas pessoas – mas, apesar disso, ainda não conseguem ter uma alimentação só de plantas.

Mas não é só a carne que tem a proteína animal, necessária para os nossos peludos: os ovos também têm – e muita! Trata-se de um alimento muito completo, rico também em vitaminas, gorduras saudáveis, minerais e aminoácidos.

Isso significa que, quando você oferece um pouco de ovo para o seu cão ou gato, está fornecendo um prato cheio de saúde, que faz bem para a pele, pelo e olhos. 

 

Como preparar ovos para o seu pet

 

Ovos são saudáveis, bons pro bolso e fáceis de fazer. A melhor opção é oferecê-los cozidos e sem casca, mas se você não tiver um tempinho disponível para fazer isso, também pode optar por uma alimentação natural que inclua o ingrediente, como as opções que temos na Pet Delícia.

Algumas pessoas têm o hábito de dar ovo cru para seus pets, mas isso não é aconselhado: pode causar uma infecção por salmonela (essa bactéria pode ser encontrada em ovos e carnes cruas, e o contato com ela pode ser grave, especialmente em cães e gatos com baixa imunidade).

Apesar dos ovos serem uma opção saudável (e econômica!) de alimento para o seu amigo, nada em excesso faz bem (o recomendável é alimentar seu pet com ovos no máximo duas vezes na semana). Antes de introduzir esse ou qualquer ingrediente novo para o seu amigo, não esqueça de falar com seu veterinário, ok? Ele poderá indicar a melhor quantidade, e avaliar se esse alimento vai fazer bem para o seu peludo (se ele tiver restrições alimentares ou doenças renais, por exemplo, comer ovo não é o indicado).

A Pet Delícia oferece várias receitas deliciosas de alimentação natural (que incluem ovos!) para o seu Pet se deliciar – e, de quebra, ficar cheio de saúde! Não deixe de conferir nossa nova receita para cães à base de ovos, a Veggie Dog!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *