O Seu Gato é Enjoado Pra Comer? Ele não é o único!

Ter um gatinho que não come qualquer coisa é mais comum do que você pensa e isso tem muito a ver com  os genes ancestrais que eles carregam. Seu Gato é Enjoado Pra Comer? Então confira essa matérias.

Um recente estudo feito pela Universidade de Washington comprovou que o DNA dos gatos domésticos mudou muito pouco nesses 9 mil anos de evolução, comparado ao dos gatos selvagens. Assim, eles só têm pouquíssimas diferenças quanto ao padrão dos pelos e à docilidade, características que fazem com que convivam melhor com o homem, dentro de casa.

Apesar disso, quase todas as outras características permanecem as mesmas, nos permitindo afirmar que os gatos domésticos ainda têm muito dos selvagens em seu DNA:  uma incrível amplitude auditiva,  visão noturna perfeita, habilidade em digerir apenas dietas ricas em proteínas e gorduras, olfato extremamente preciso – seu focinho conta com uma mucosa formada por 67 milhões de células e é cheia de nervos, o que lhes permite identificar uma única molécula de odor. Em comparação, nós, humanos, temos míseros 5 milhões de células deste tipo em nossas narinas. 

Desta forma, o seu olfato apuradíssimo exerce um grande papel no paladar, uma vez que alguns especialistas chegam a dizer que os gatos sentem o “gosto do odor” e chegam a parar de comer quando estão com seu sistema olfativo  prejudicado. Eles também sentem apenas três tipos de sabor: salgado, amargo e azedo. Tudo isso faz com que seu gatinho seja, às vezes, enjoado para comer.

Por isso, quando o seu gato não quer comer, observe se:

As temperaturas estão muito altas

Temperaturas altas podem promover bactérias e decomposição mais rápida nos alimentos, gerando odores que nem sempre podemos perceber, mas eles sim. O calor também causa desconforto nos bichanos e faz com que se sintam menos interessados pela comida.

Há mudanças no ambiente.

O que deixa os bichanos estressados, pois, como não gostam muito de mudanças, isso pode fazê-los parar de se alimentar.

Houve troca repentina do seu alimento.

Muitas vezes ele simplesmente está sendo esperto e sabe que você se preocupa por ele não estar  comendo bem e libera petiscos apetitosos! Fique de olho!

Mantenha sempre uma fonte de água para gatos por perto e ofereça-lhe uma dieta rica e variada, como as nossas latinhas de alimentação natural, de preferência sem grãos, que fazem mal ao gatos, por serem estritamente carnívoros. Coloque horários para as refeições e, se ele não a comer, retire-a para  ele entender que aquele horário é o da refeição e, se não comer, terá de esperar o próximo. Não deixe a comida à sua disposição o dia todo (ele gostam de comer comida fresquinha) e use tigelas grandes, para que os seus bigodes sensíveis não encostem nelas, 

Se der petiscos, escolha pequenas porções de alimentação 100% natural ou pedacinhos de carne ou frango, longe dos horários das refeições!

Seu Gato é Enjoado Pra Comer? Seus Problemas Finalmente Acabaram!

 

Recommended Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *