Posso dar arroz integral para cães e gatos?

Quem é fã de alimentação saudável costuma preferir opções integrais, já que esses alimentos contém mais fibras e nutrientes. Mas será que cães e gatos podem comer arroz integral? 

A resposta é sim! Assim como para os humanos, o arroz integral pode fazer muito bem aos pets. Mas, fique atento: para ser adicionado ao cardápio de maneira segura e saudável, ele precisa ser preparado da maneira correta e oferecido com algumas recomendações. Continue lendo para saber mais!

 

Benefícios do arroz integral para cães e gatos

O arroz integral possui nutrientes que auxiliam (e muito!) no organismo dos pets. Além de aliviar e prevenir que o intestino fique solto (diarréias), ele também é fonte de:

  • Carboidratos, que são fontes de energia;
  • Vitaminas do complexo B: antioxidantes que atuam no sistema nervoso;
  • Cálcio, o melhor amigo de ossos dentes; 
  • Fibras – são elas que ajudam no sistema digestivo!

Apesar de ser saudável para nossos pets, não é recomendado oferecer arroz puro em uma dieta regular, porque ele sozinho não irá fornecer todos os nutrientes que eles precisam, além de que carboidratos em excesso podem causar ganho de peso extra.

Aqui na Pet Delícia nós adoramos arroz integral, e utilizamos em várias receitas, junto com vários ingredientes que as tornam completas e nutritivas para seu amigo. Algumas delas são: Panelinha de Carne, Risotinho de Frango, Control Cat, Control Dog, Veggie Dog, Sênior Cão e Sênior Gato. Para saber mais, cheque nosso cardápio!

Arroz Branco X Arroz integral

É possível oferecer tanto arroz branco quanto integral para seu peludo. A diferença é que o primeiro irá oferecer mais proteína e menos gordura, tornando ele uma opção que beneficia mais a saúde dos pets.

 

Como preparar arroz integral para cães e gatos

Quando o assunto é alimentação, devemos lembrar que os pets precisam de um cuidado especial: apesar de poder consumir vários ingredientes e alimentos que nós também comemos, eles têm limitações que nós não temos!

Por isso, na hora de preparar o arroz para seu amigo, você precisará tomar cuidado para não adicionar alguns acompanhamentos tradicionais das receitas para pessoas, como alho. O ideal é sempre servir o grão cozido, sem temperos.

Cuidados na hora de servir

Falando em servir, é sempre bom esperar o arroz esfriar nessa hora, antes de colocar no pratinho, para evitar queimaduras.

E tem mais: lembre-se de controlar a qualidade; como falado antes, o arroz é um alimento calórico, e não deve ser a base da alimentação do seu pet. Para ver opções de alimentação natural com arroz integral na medida certa, cheque as receitas que comentamos da Pet Delícia.

Além disso, a regra de ouro é nunca servir restos para cães e gatos. Refeições humanas vêm cheias de elementos tóxicos para pets, como temperos. Se for para oferecer ingredientes naturais, é preciso fazer do jeito certo.

Tomando esses cuidados, você pode oferecer arroz integral com segurança para seu amigo. Como sempre, recomendamos consultar um veterinário antes de trocar a dieta do seu pet, ele saberá dizer exatamente o que o peludo precisa para continuar forte e saudável!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *