Gato idoso: quais os sinais de que seu gatinho já está velhinho?

É doloroso ver os primeiros sinais de Gato idoso! Durante o curso de sua vida junto com seu grande amigo, todo dono de gato se pergunta sobre os primeiros sinais da temida velhice. 

Não é novidade que a expectativa de vida dos gatos é significativamente menor do que a dos humanos. É por isso que chegamos ao fundo da questão “quais os sinais de que meu amigo está velhinho?”

Gato idoso: qual a expectativa de vida?

Muitos donos de gatos estão se perguntando quantos anos os gatos realmente envelheceram. Não existe uma resposta geral para essa pergunta, mas pode-se dizer que os gatos vivem em cerca de 15 anos. 

Mas ainda existem alguns espécimes que atingem uma idade de cerca de 25 anos. O gato mais velho do mundo até hoje, que até entrou no Guinness Book of Records, é Crème Puff. Ela completou 38 anos e faleceu em 2005. 

A expectativa de vida dos gatos depende de vários fatores, como dieta, ambiente e como são cuidados. A raça do gato desempenha um papel importante. 

Algumas raças são predestinadas a doenças hereditárias que podem encurtar significativamente a vida do gato doméstico. No entanto, com os cuidados e tratamentos adequados, a vida de seu grande amigo consegue ser prolongada.

Gato idoso: quais os sinais de que seu gato está envelhecendo?

À medida que seu gato envelhece, o tutor notará mudanças em seu comportamento, bem como problemas de saúde. 

Nem todos os sinais listados aqui podem aparecer em seu gato e, em geral, o envelhecimento não é motivo de preocupação. É importante que você observe seu gato de perto e reconheça suas novas necessidades.

Seu gato dorme muito

Os gatos idosos costumam ficar quietos e retraídos. Uma soneca extra de vez em quando também consegue fazer bem ao seu gato. 

No geral, seu gato se tornará menos brincalhão e menos inclinado a se exercitar. Por outro lado, abraços no sofá e carícias extensas são do seu agrado.

Gatos mais velhos têm menos apetite

Alguns gatos acabam perdendo o interesse em comer. Certifique-se de que seu animal de estimação está comendo comida suficiente, dividindo a comida em várias pequenas porções e dando a ela ao longo do dia.

O gato está repentinamente acima do peso

Ao escolher a comida, é necessário se certificar de que os gatos mais velhos tenham menos necessidades energéticas. 

A comida precisa, portanto, ser baixa em calorias, caso contrário, seu gato pode ganhar peso muito rapidamente. Mas a necessidade de proteínas e vitaminas está aumentando. 

O melhor é ir visitar o Tio Vet para encontrar a melhor comida para o seu gato. Na maior parte dos casos, comidas naturais são recomendadas em vez de alimentos secos para a maioria dos animais mais velhos. 

Seu gato não está bebendo água suficiente

Muitos animais mais velhos não estão bebendo o suficiente. Certifique-se de que seu gato está bebendo bastante água para hidratá-lo, ainda mais no verão.

A audição e a visão do seu gato são deficientes

 Os sentidos dos gatos enfraquecem à medida que envelhecem, o que é possível afetá-los.

Seu gato para de usar a caixa de areia

Gatos idosos podem ficar sujos por vários motivos. Alguns ficam confusos e não conseguem encontrar o banheiro, outros simplesmente não conseguem chegar à caixa de areia a tempo.

Seu gato tem dor nas articulações

À medida que um animal envelhece, sua mobilidade também aumenta. Reumatismo ou artrose também são comuns.

Amor, carinho e cuidados especiais com a alimentação natural da Pet Delícia são os pilares para que seu gatinho tenha os últimos anos mais tranquilos e saudáveis possível. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *