Gato idoso: entenda os principais cuidados

Os sinais de envelhecimento no gato idoso são geralmente mais discretos nos felinos do que nos cães e é necessário saber identificá-los, para melhor acompanhar o seu companheiro na última fase da sua vida. 

Alguns cuidados são adotados e recomendados por muitos tutores para que os seus amigos de quatro patas tenham uma velhice tranquila, calma e feliz. A Pet Delícia separou algumas informações indispensáveis sobre seu gato vovô.

Gato idoso: o que posso fazer para ajudá-lo?  

Nossos animais envelhecem… e muito mais rápido que nós. Um gato criado em ambiente “protegido” consegue chegar facilmente aos 15 anos. Como cuidar do seu gato idoso?

A vacinação protege o seu gato contra certas doenças. O gato velho continua a sair escondido, ainda pode caçar, defender o seu território e frequentar os seus congéneres. Mesmo que saia pouco, permanece exposto a micróbios.

Vacinar o seu gato “sênior” é essencial para manter uma boa proteção, especialmente porque um animal mais velho tem suas defesas imunológicas diminuídas. 

Sinais de envelhecimento em gatos

Nós observamos:

  • Mudanças físicas: o pelo fica mais opaco, ou acaba embranquecendo (na altura da cabeça), fica mais seco e menos alinhado. A pele é menos flexível. 
  • Ocorre alteração de peso: um gato que se move e sai com menos frequência, acaba ganhando peso, enquanto um gato que come mal (devido a dentes ruins, por exemplo) perde peso.
  • Uma mudança de comportamento: está ligada ao envelhecimento cerebral (especialmente acentuado após os 16 anos); o gato dorme mas, procura ainda mais o calor, limpa-se com menos frequência e se torna irritável com facilidade. 
  • Um declínio gradual da visão e audição: o gato gradualmente perde a audição; sua visão acaba tendo certos problemas (catarata) e ele tenderá a esbarrar em si mesmo. 

O enfraquecimento do olfato leva a uma diminuição do apetite. Por esse motivo, atente-se em proporcionar alimentação natural livre de corantes e conservantes industrializados. 

Como cuidar de gatos idosos?

É possível cuidar do seu gato idoso e neutralizar os efeitos colaterais da velhice com alguns hábitos. Tais como:

  1. Incentive a boa forma e a flexibilidade do seu gato. A melhor maneira de fazer isso é com jogos e brincadeiras. Use coisas como um rato de brinquedo ou uma pelúcia. 

Desta forma, é bem provável que consiga treinar os músculos, articulações e reflexos do seu gato. Isso também ajudará a estimular o cérebro do seu amigo e mantê-lo alerta.

  1. Aqueça a comida natural do gato para libertar os seus sabores. É indicado usar esse método para estimular o apetite do seu companheiro.
  2. Articulações rígidas com a idade podem significar que seu gato não consegue mais alcançar todas as partes do corpo para se limpar. Apoie-o e o escove suavemente. Este cuidado com o seu gato idoso é um grande estímulo para a circulação sanguínea.
  3. Tente evitar ruídos altos inesperados se a audição do amigo não estiver mais a mesma de antes. O mesmo se aplica à visão – aproxime-se com cuidado e firmeza para que seu gato não se assuste quando sua visão começar a falhar.
  4. Como os gatos idosos são menos ativos, suas garras não se desgastam tanto quanto antes e acabam desencadeando infecções ou crescimento interno. No entanto, como eles precisam de suas garras na velhice, é importante cuidar e aparar regularmente.
  5. Atenha-se às rotinas com as quais seu gato se acostumou. As rotinas familiares aumentam o bem-estar do seu animal de estimação.

Envolva-o com amor. Passe um tempo de qualidade com seu gato todos os dias; acaricie-o, se ele gosta de ser tocado, segure-o e faça suas atividades favoritas com ele. 

Ao fornecer atenção e amor, é certo de que conseguirá fazer o seu gato idoso viver feliz nos seus últimos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *