Dicas na hora de castrar seu pet

A castração de animais de estimação é uma prática que tem sido recomendada pelos veterinários. Mas atenção, por ser uma cirurgia, é necessário alguns cuidados. Para te ajudar, preparamos algumas dicas para quando decidir castrar seu pet.

Mas é preciso ficar atento e seguir as recomendações do médico veterinário, afinal, como disse antes, é uma cirurgia e deve ser feita com profissionais qualificados.

Entenda mais sobre o assunto no texto a seguir.

Confira algumas dicas na hora de castrar seu pet

Se você está pensando em castrar seu pet, a primeira dica é: procure um veterinário.

Apenas o médico pode indicar e realizar a cirurgia com segurança. Dito isto, vamos a outras dicas.

Se feito de forma correta e com acompanhamento profissional, o procedimento de castrar seu pet pode ser benéfico para ele, podendo melhorar a qualidade de vida do seu animal.

Mas afinal, por que é recomendado castrar seu pet? De acordo com especialistas, isso ajuda na prevenção de doenças, além do controle populacional dos animais.

Se você está interessado em castrar seu pet, procure em sua cidade se há centros que realizam o procedimento gratuitamente. Pode ser uma opção para quando a grana estiver curta.

Voltando ao assunto, a castração pode sim trazer vantagens para seu pet, como a diminuição de hormônios sexuais e, consequentemente, diminuição do risco de aparecimento de doenças relacionadas aos mesmos.

Se você tem uma fêmea e não deseja que ela reproduza, a castração também é indicada para prevenir “acidentes”.

Mas será que todos os animais devem ser castrados? Isso depende…

Não podemos dizer que sim ou que não, pois cada animal é único e precisa ser avaliado pelo médico veterinário para saber.

Confira agora algumas dicas para quando decidir castrar seu pet

É importante que seja feita uma preparação antes da cirurgia, como a realização de exames para identificar possíveis riscos durante o procedimento;

O jejum alimentar e restrição hídrica são importantes para o dia da cirurgia. Informe-se com o médico veterinário sobre o procedimento;

Quando for castrar seu pet, leve a caixa de transporte. Isso vai facilitar na hora de retirar o animalzinho e levar para casa sem machucá-lo;

Use colar elizabetano ou roupinhas de cirurgia no pós-cirúrgico para evitar que seu pet mexa no local da cirurgia;

Procure clínicas e profissionais qualificados, afinal, é a saúde do seu bichinho que está em jogo.

Logo, se a castração for indicação do veterinário, temos uma dica extra: no pós operatório, caso precise e o médico indique, você pode utilizar as receitas hipercalóricas da Pet Delícia. Elas são ideais para o período pós-operatório e garantirão a nutrição adequada nesse período de recuperação.

Vantagens

A castração de animais pode servir como uma medida preventiva aos aparecimento de doenças relacionadas aos hormônios sexuais, como o surgimento de tumores, por exemplo.

Além disso, algumas patologias podem surgir no decorrer da vida do seu bichinho que podem ser evitadas ao castrar seu pet.

  • Prevenção de sangramentos (cio) nas fêmeas;
  • Evita gravidez indesejada;
  • Prevenção de infecções uterinas nas fêmeas;
  • Diminui o risco de câncer de mama;
  • Diminui os riscos de aparecimentos de tumores nos testículos e próstata;
  • Diminuição de comportamentos territorialistas.

Porém, por ser um procedimento cirúrgico, apresenta risco e consequências. Como por exemplo, animais castrados podem ter a tendência a desenvolver sobrepeso.

Nestes casos é preciso investir ainda mais em uma alimentação saudável e balanceada.

Sabendo disso, agora eu te respondo o período que a castração pode ser feita. Geralmente o procedimento já pode ser realizado após o primeiro ócio e antes do segundo, ou quando o seu animal atingir a maturidade sexual.

Essa maturidade varia de animal para animal, por isso é importante que antes de optar pelo procedimento consulte o médico veterinário da sua confiança para avaliar a elegibilidade da cirurgia.

Mas, de forma geral, animais de grande porte podem entrar no cio mais tarde, podendo ocorrer lá pelos 12 meses de vida.

Os de pequeno porte, por sua vez, podem entrar no cio a partir do sexto mês. Como eu disse, depende de muitos fatores.

Para saber mais sobre a importância de castrar seu pet, procure um médico veterinário. Estamos aqui para te ajudar a manter seu bichinho cada vez mais saudável e feliz. Então, que tal conhecer nosso site e ficar por dentro de tudo sobre alimentação e nutrição animal? Te esperamos lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *