Cães e gatos podem comer frutas?

Docinhas e saudáveis, as frutas são tudo de bom – por isso é difícil encontrar alguém que não goste de pelo menos uma! 

O mesmo vale para muitos cães e gatos: para eles, frutinhas podem fazer o papel de uma nutritiva sobremesa (apesar dos pequenos felinos não sentirem gostos doces, também podem se deliciar com um agradinho natural!). Quer saber quais delas você pode dar para o seu pet? Então continue lendo que a Pet Delícia te conta!

 

 

Maçã, mamão e blueberry

Vamos começar com as favoritas da Pet Delícia (elas inclusive estão em algumas das nossas receitas!). 

 

Maçã

Queridinha dos peludos, essa fruta doce e de textura firme é rica em vitaminas A, B, C e E. Ela também possui muitas fibras (em especial na casca) que irão fazer muito bem para o sistema digestivo do seu amigo. Porém, a maçã vem com um detalhe importante: ela deve ser servida sem sementes, ok? Do contrário, pode causar uma obstrução gastrointestinal ou intoxicação alimentar.

Nossas receitas naturais com maçã: Ração Úmida de Frango com Maçã Fit Light; Ração Úmida Control Dog; Ração Úmida Control Cat. 

 

Mamão

Rica em vitamina A, no calor essa fruta saborosa pode servir para deliciosos picolés. Ela também é cheia de fibras e minerais, como cálcio e potássio. Mas tome cuidado: sempre sirva em pequenas quantidades! Em excesso, o mamão pode causar diarreias.  

Nossa receita natural com mamão: Ração Úmida de Frango com Mamão para Gatos.

 

Blueberry

Hmmm… Essa é de dar água na boca! E os mirtilos também são c-h-e-i-o-s de benefícios: ricos em antioxidantes e fitoquímicos, reduzem o risco de câncer, a taxa de envelhecimento, fortalecem a imunidade e protegem os órgãos da poluição, agrotóxicos, etc., reduzindo o risco de catarata e disfunção cognitiva. Ufa! Quanta coisa boa, não é?

Nossa receita natural com blueberry: Ração Úmida Pet Delícia Low Carb.

 

 

Outras frutas e seus benefícios

Quando o assunto é fruta, os pets podem comer “para dar e vender”! Temos muitas outras opções além das três apresentadas: 

 

Avocado

O polêmico! Há quem diga que avocados e abacates são tóxicos para pets. Se você já leu isso, não se preocupe, porque não é verdade! Na verdade, eles são fonte de 20 minerais e vitaminas; também são ricos em vitamina K, ácido fólico, vitamina C, potássio (mais que a banana!), fibras, gorduras benéficas…

Mas o que tudo isso significa? Que eles combatem inflamações, aumentam a saúde do coração e até podem ajudar a prevenir o câncer!

Porém, cuidado: para um pet de peso saudável, a quantidade de avocado oferecida não deve ultrapassar 10% do total de alimentos em um dia. Em outros casos, confira com um veterinário. Para evitar diarréias, eles também devem ser introduzidos aos poucos na alimentação; por fim, evite oferecer essa opção de fruta se o seu peludo estiver em uma dieta com restrição de gorduras e calorias.

 

Abacaxi

Rico em vitamina A, vitaminas do complexo B e nos minerais cálcio, fósforo e potássio. Atenção: deve ser oferecido com cautela, para que seus ácidos não causem lesões no sistema gastrointestinal do pet!

 

Banana

Uma das favoritas dos peludos, a fruta é rica em vitamina A e vitaminas do complexo B, assim como minerais importantes (como cálcio, ferro, magnésio e o famoso potássio). Atenção: ofereça com moderação, ok? A banana é rica em frutose e calorias, o que pode causar diabetes e obesidade.

 

Caju

Quando seu amigo come caju, consome vitamina E e K, e também vitamina B6. As famosas castanhas de cajú também podem ser consumidas se forem assadas, sem sal e em pequena quantidade.

 

Caqui

Essa delícia é rica em vitamina C, o que não faz tanta diferença para cães, porque eles conseguem sintetizar a substância sozinhos. Mas, sem excesso, ela também não faz mal. O caqui também é rico em fibras!

 

Laranja

Tanto a laranja quanto outras frutas cítricas podem ser comidas pelo seu pet. No entanto, só em poucas quantidades, para não causar irritação no sistema gastrointestinal (mesma lógica dos ácidos que falamos antes, ok?). Também é essencial remover a casca e os pequenos caroços da fruta.

 

Manga

Outra opção saborosa para fazer picolé em dias quentes! As mangas são ricas em fibras, vitaminas A, B, C, E e K. Mas atenção: elas são cheias de açúcares, então evite oferecê-las para o seu bichinho se ele tiver diabetes ou obesidade, ok?

 

Outras opções de fruta são o melão e a melancia, que por serem cheios de água podem ser oferecidos com segurança, se estiverem sem casca e sementes. As peras também são opções docinhas e saudáveis para o seu amigo; elas já podem ser servidas com casca, mas sem sementes também. Ah, e os morangos também podem ser consumidos – mas só um pouquinho, para saciar a carinha de pidão do seu pet, ok?

 

 

 

Como alimentar o meu pet com frutas?

Agora que já te contamos vários exemplos de frutas que seu pet pode comer (com suas precauções), você deve estar se perguntando se existe alguma fruta que não faça bem para cães e gatos.

A resposta é sim: uvas, carambolas e açaí nunca devem ser oferecidas ao animal (os últimos dois podem causar sérias intoxicações!). Polpa de coco também pode entrar na lista: não é proibida, mas às vezes faz mal, causando vômito e diarréias.

Mesmo quando a fruta é liberada, todo excesso faz mal! Nós já dissemos isso na lista de frutos que seu pet pode comer, mas vamos repetir agora: fique atento às orientações de cada alimento, e evite oferecer qualquer um grandes quantidades. Isso é especialmente importante no caso dos gatos, que são carnívoros. Frutinhas para eles só se for um pouquinho, ok?

Além disso, é sempre recomendável buscar a orientação de um veterinário antes de oferecer algo novo para o seu pet. O organismo dele é único, e suas necessidades podem ser diferentes das de outros animais.

 

Hora de comer frutas!

Pronto! Agora você já sabe mais sobre frutinhas e pode oferecer um agradinho delicioso para o seu melhor amigo. Só não vai beliscar todas para você enquanto corta os pedacinhos, ein?!

Se quiser conhecer opções balanceadas e saudáveis com frutas, cheque o cardápio natural da Pet Delícia.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *