Por mais que nossos pets tenham suas próprias comidinhas, tem muita gente que não resiste às caras pidonas quando estamos fazendo nossas refeições.
Gatos e principalmente cachorros ficam de olho, pedindo um pedaço do que quer que estejamos comendo e, às vezes, acabamos não resistindo, não é mesmo?
Mas é preciso resistir! Porque por mais inofensivo que pareça dar um pedacinho para nossos amigos, há vários alimentos proibidos para os cachorros e os gatos por serem nocivos à saúde deles.
Eles podem causar diversos problemas como diarreia, pancreatite, paralisia, convulsão e até mesmo levar o bichinho a óbito.
Alimentos proibidos para os pets
Chocolate
O chocolate pode intoxicar nossos animais de estimação por causa da teobromina, uma substância do cacau que pode levar à intoxicação do sistema nervoso e cardiovascular do pet.
Uvas
As uvas podem causar lesão renal aguda nos pets, podendo levar à morte. Ainda não se sabe exatamente qual substância que compõe a fruta é prejudicial.
Os primeiros sintomas são vômito e diarreia, seguidos da desidratação.
Café e chá preto
Essas bebidas ricas em cafeína possuem também a xantina, uma substância que prejudica o sistema nervoso, o sistema cardíaco e o sistema urinário dos bichinhos.
Alho e cebola
Temperos comuns do nosso cotidiano, o alho e a cebola em grande quantidade acabam sendo tóxicos a cães e principalmente a gatos por alterarem as hemácias deles, causando anemia grave e até a morte. Por isso sempre verifique com seu veterinário a quantidade ideal.
Leite
Cachorros e gatos não produzem a enzima lactase suficiente para digerir a lactose do leite de vaca, sendo, então, intolerantes a esse alimento.
O leite e seus derivados causam enjoos, dores de barriga, gases e diarreias nos nossos amigos de quatro patas.
Doces
Assim como a ingestão excessiva de doces podem nos levar ao desenvolvimento de diabetes e à obesidade, o mesmo acontece com os pets.
Gatos são ainda mais sensíveis à ingestão de açúcar do que cães.
Pães e massas
Sabia que os pets são intolerantes ao glúten? Pois é.
Esse componente de pães e massas em geral fazem mal aos bichinhos causando gases, indigestão e ainda irritações na pele.
Ossos
Ao contrário do que muita gente acredita, sobretudo devido à cultura popular, ossos não são uma boa companhia para seu cãozinho, nem fervidos e nem cozidos.
Isso porque eles podem perfurar os órgãos internos dos nossos pets, levando a consequências seríssimas.
Macadâmia
A macadâmia possui uma toxina ainda desconhecida pelos cientistas que pode afetar a musculatura dos pets, além do sistema digestivo e nervoso, podendo levar à paralisia.
Bebidas alcoólicas
É preciso ter muito cuidado com bebidas alcoólica ao alcance dos bichinhos porque elas podem causar uma grave intoxicação, além de excitação descontrolada, depressão, falta de coordenação motora, respiração lenta e até ataque cardíaco.
A melhor escolha para seu melhor amigo: Alimentação Natural
Para a manutenção ideal da saúde dos nossos pets, a melhor opção é optar por oferecer os comidas feitas para eles, de preferência, que contribuam para uma vida saudável, como os alimentos da Pet Delícia, que são naturais, minimamente processados, sem aditivos químicos, conservantes, aromatizantes e corantes artificiais você consegue adicionar saúde e sabor.
Ricos em nutrientes, os alimentos Pet Delícia são feitos com ingredientes selecionados criteriosamente, como vegetais frescos em pedaços, adequados para o consumo de pets, carnes nobres e componentes funcionais, como antioxidantes naturais e ômegas.
Tudo para que nossos animais de estimação vivam uma vida leve, feliz e longeva.