Viajando com seu pet em segurança

Ter um pet em nossas vidas pode fazer toda a diferença. Para muitos, eles se tornam até parte da família! Por isso, é normal que o coração aperte quando uma viagem aparece. Preocupação, saudades… Motivos são vários. Então, afinal, como deixar esses seres tão especiais em casa?

Mas levar nossos amigos especiais também não é fácil. E para garantir que a viagem seja boa para todos, é importante garantir que os bichinhos estejam confortáveis e seguros. Afinal, não basta apenas colocar um cãozinho no carro, não é? Então confira agora algumas dicas que a Pet Delícia separou para que você aproveite esses momentos com eles da melhor forma!

 

Segurança em primeiro lugar

Vamos começar falando de documentos e precauções. Você sabia que seu bichinho também tem documentos de viagem? São dois: a plaquinha de identificação (que funciona como um RG para os pets) – colocada na coleira, é uma segurança caso o seu amigo se perca – e a carteirinha de vacinas (em dia) – que, inclusive, pode ser pedida por policiais rodoviários ou hotéis “pet-friendly” (que permitem animais) no check-in, então é bom garantir para não ter problemas. 

Falando em vacina, é recomendável que seu pet faça uma visita ao veterinário antes de viajar. Assim, o especialista pode checar se está tudo certo, recomendar remédios para caso de emergência, e garantir que o animal esteja protegido de doenças, vermes e fungos antes dele ser exposto a um lugar novo.

Passadas essas etapas, é hora de pegar a estrada! Esse momento pode ser o mais estressante para o seu pet, especialmente no caso de cães. Então, antes de partir, certifique-se de que o bichinho já está acostumado a viajar; se ele nunca fez uma viagem longa, é melhor levá-lo em percursos mais curtos antes. E mesmo que essa não seja a sua primeira experiência, sempre tenha noção do tempo de estrada – se ele for muito extenso, pode ser necessário parar em um hotel no meio do caminho para não sobrecarregar o seu amigo, dividindo a viagem em partes. 

Assim como nós, seu peludo tem necessidades! Por isso, não deixe de fazer paradas para que ele possa urinar (sempre com a guia, para não correr riscos), comer e beber água. Também é recomendável que você leve tudo que ele precisa em uma mala: saquinhos para fezes, potinhos, comida, brinquedos, cama… Certifique-se de que seu amigo leal se sinta seguro e confortável, em uma temperatura agradável (nem quente, nem fria demais), como se estivesse em casa.

E falando em segurança, lugar de pet é no banco de trás, preso com uma guia, caminha ou cadeirinha acoplada ao cinto. No caso de acidentes, essa é a melhor maneira de garantir que você e ele fiquem bem!

Eles fizeram dar certo

Espaços acessíveis para pets estão se tornando cada vez mais comuns no setor de turismo, como o caso de hotéis “pet-friendly”, que mencionamos antes. Mas nem todos querem reservar um quarto para curtir com o seu melhor amigo peludo! Esse é o caso de Miguel e Karine, do canal “Pernas Pelo Mundo”, que levaram seus cãezinhos Barney e Luma para passear pelo Brasil de uma forma bem inusitada: de Kombi! Confira o vídeo:

(Link: https://www.youtube.com/watch?v=Z_4Mo2yEe8Q)

Mas seja em uma pousada ou motorhome, é muito importante saber se o seu destino de viagem é interessante para o pet, ou se a melhor opção não é buscar um hotel para deixá-los em segurança enquanto você está fora, ou utilizar um serviço como o aplicativo DogHero. Muitas praias, por exemplo, ainda não aceitam a presença de cachorros. Mas isso não significa que suas opções sejam poucas! Locais como Ilha do Mel (PR), Ubatuba (SP) e o incrível Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu, permitem que os animais circulem com mais liberdade.

Agora você já sabe: viajar com nossos bichinhos não é impossível se a aventura envolver muita atenção e planejamento. Um dono conhece seu pet melhor do que ninguém, então preste atenção no seu amigo e evite expor o peludo a situações desconfortáveis. E, se ele puder viajar, cuide dele como se estivesse em casa, com muito carinho e amor!

E aí? Prontos para a estrada?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *